A Agência Nacional de Energia Elétrica registrou um novo pedido para a realização do certame via Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE), no dia 11 de abril de 2022.
Ao todo, foram solicitadas 184 vagas para o quadro de pessoal. Deste total de vagas, 54 Especialistas em Regulação, 45 Analistas Administrativos e 85 Técnicos Administrativos.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias Federal (LOA 2023) foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2022 e prevê 50.175 vagas, sendo 3.518 para criação e 46.657 para provimento. Com isso, o concurso ANEEL pode ser contemplado. Prepare-se!
A expectativa de um novo concurso ANEEL é grande, visto que a necessidade de suprir o déficit de servidores é bastante alto.
Remuneração e benefícios
Os servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica contam com ótimas remunerações, que podem chegar até R$19.564,36.
Cargos e vagas
A ANEEL pretende preencher vagas de três cargos diferentes. Serão ofertadas vagas para Analista Administrativo, Especialista em Regulação e Técnico Administrativo. Foram solicitadas ao todo, 179 vagas dividas em:
Especialistas em Regulação: 51 vagas;
Analista Administrativo: 44 vagas e
Técnico Administrativo: 84 vagas
No último certame foram oferecidas 186 vagas, divididas da seguinte forma:
47 para Técnico Administrativo
63 Analista Administrativo
76 para Especialista em regulação
Etapas de Prova
O último concurso foi dividido em duas etapas para o cargo de Especialistas em Regulação e Analista Administrativo sendo a primeira de prova objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de avaliação de títulos de caráter classificatório. Já para o cargo de Técnico a prova foi em uma única etapa, composta de provas objetivas e discursiva.
Prova objetiva
A prova objetivas foram compostas de 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específico, valendo 120 pontos, com itens para ser julgados e certo e errado.
Prova Discursiva
As provas discursivas para o cargo de Técnico Administrativo foi composta de uma redação de até 30 linhas, acerca de conhecimentos básicos. Já para os cargos de Analista Administrativo e Especialista em Regulação os candidatos tiveram que realizar uma redação de até 30 linhas acerca dos conhecimentos específicos e duas questões discursivas de até 20 linhas.
29/12/2022
Fonte: Thais Souza
(blog.grancursosonline.com.br)