Segundo a assessoria do Banco Central do Brasil, o banco solicitou 245 vagas, sendo 200 de analistas, 30 de técnicos e 15 de procuradores.
Durante uma reunião com representantes do Banco Central e de entedidades representativas Sinal, SinTBacen e ANBCB, o secretário afirmou que o concurso BACEN está na lista de prioridades para o início de 2023.
A autorização do concurso BACEN estava prevista para agosto de 2022, porém não aconteceu por recomendação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Atualmente o BC possui força de trabalho ativa de cerca de 3.400 servidores frente a um quadro legalmente previsto, Lei nº 12.253, de 11 de junho de 2010, de 6.470 cargos.
Remuneração e benefícios
O candidato aprovado no próximo concurso BACEN para as carreiras de técnico e analista do Bacen terá as atribuições da Classe A. Mas além das classes, os candidatos são postulados a um outro título dentro de uma classe, ou seja, ingressarão na Classe A padrão I, com exceção do posto de procurador, que ingressará na segunda categoria.
Entendendo a Progressão:
Explicando melhor, cada ano equivale a um padrão. Anualmente os candidatos que ingressarem, serão avaliados e caso isso ocorra de forma positiva, acontecerá a progressão para o padrão posterior. Cada classe é composta por padrões e, ao final de alguns anos, os aprovados passarão de uma classe para outra. Isso acontecerá até que se chegue última classe e padrão, cerca de 13 anos, quando o servidor fará parte da Classe Especial – Padrão IV.
A promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de um ano em relação à progressão funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento oferecido, preferencialmente, pelo órgão, na forma prevista em regulamento.
Cargos e vagas
O déficit de servidores do Banco Central do Brasil (concurso Bacen) cresce a cada dia. Sem concurso válido, o órgão tem atualmente 3.035 cargos vagos, os dados referentes ao mês de abril de 2022.
Lotação
Os servidores do Banco Central podem ser lotados em 10 municípios diferentes. De acordo com dados do Banco Central do Brasil referentes ao mês de julho de 2021, 42,7% dos servidores trabalham em Brasília. O menor percentual de servidores do Bacen estão lotados em Belém. Apenas 1,3% dos servidores atuam na cidade.
Além de Brasília e Belém, os aprovados no concurso BACEN podem trabalhar em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza e Salvador.
01/02/2023
Fonte: Luiz Gabriel Saldanha
(blog.grancursosonline.com.br)